sexta-feira, 13 de abril de 2012

Exame de suficiência para administradores: você é a favor ou contra?

A edição 14 da revista Administradores traz reportagem sobre o assunto, com opiniões de profissionais e acadêmicos da área

Tamanho do texto:
Por Redação, www.administradores.com.br
O que você acha de, para atuarem como administradores, os graduados na área precisarem ser, antes, aprovados em um exame de suficiência, mais ou menos como o da OAB? Polêmica, essa questão tem levantado acaloradas discussões há anos e está longe de um consenso. Em sua mais nova edição, a revista Administradores aborda o assunto, apresentando argumentos de profissionais e acadêmicos da área.
"Infelizmente, a formação de bacharéis em Administração hoje não é uma garantia de que esses estão preparados ou ao menos tenham um conhecimento suficiente das ferramentas de gestão que permita o exercício da profissão com o mínimo de perícia que a mesma exige", diz o administrador Diego Silva, entrevistado na reportagem.
Mas a opinião encontra resistências. Para o administrador Wagner Siqueira, presidente do CRA/RJ, a chave da questão é a qualidade do ensino. "Colocar os conselhos e ordens profissionais para cumprirem esse papel (de buscar garantir a qualidade dos graduados) representa que o MEC abdica de suas competências institucionais em favor das entidades classistas, cujo foco deve ser o profissional formado no exercício do trabalho, e não a qualificação do estudante durante o curso", afirma.
(Imagem: Thiago Castor/revista Administradores)


LEIA TAMBÉM

Veja outros destaques da Administradores nº 14


Sebastião Luiz de Mello, presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), se diz favorável ao exame, mas não concorda com o modelo baseado simplesmente em uma única prova. Para ele, a avaliação deve ser contínua, não apenas em um momento, o que, para ele, não avalia a atividade do profissional, de fato. "A avaliação não pode ser um processo estanque", afirma.
Leia a reportagem completa na revista Administradores nº 14 (abril/maio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário