quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Veja 10 dicas para lidar com colegas de trabalho difíceis

Todos os profissionais têm colegas na empresa e sabem como a convivência é importante para ter um bom ambiente de trabalho. Mas algumas pessoas enfrentam dificuldades para lidar com outras.

Pode ser o jeito de falar, de trabalhar, de lidar com problemas ou mesmo uma falta de compatibilidade. Tudo isso pode atrapalhar, e muito, o andamento do trabalho.

Segundo Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho e autora do livro "Como gerenciar um chefe com comportamento infantil e prosperar no seu trabalho", existem alguns comportamentos que podem melhorar o dia a dia no escritório ou, pelo menos, evitar o estresse entre os colegas.

Veja abaixo 10 dicas para melhorar o relacionamento com um colega de trabalho difícil:

Seja gentil e diplomático
Comece e termine a conversa de uma forma amigável e gentil. Todas as questões a serem discutidas deve ficar no meio da conversa. "Seja paciente e gentil em suas palavras. Pratique, se necessário", afirma Lynn.

Mantenha a calma
Tente ser um modelo de profissionalismos. "Você quer que a sua abordagem funcione, então é necessário ser estratégico", ressalta Lynn. O profissional também pode ter um período para 'retomar' a calma.

Não rebata fogo com fogo
"Evite uma batalha de inteligência", aconselha Lynn. Também não adianta aumentar o volume da música, no fone de ouvido, ou bater no teclado enquanto digita. A melhor forma é tentar resolver o problema para ter um ambiente de trabalho harmonioso ou, pelo menos, sem brigas e disputas.

Seja Discreto
Fale com o seu colega de trabalho em um local privado para tentar evitar ainda mais atrito. "A bondade é um longo caminho que deve ser trabalhado por semanas, meses ou anos", afirma Lynn.

Antecipação
O profissional pode tentar antecipar o que vai incomodá-lo para contornar o problema sempre que possível. Medidas preventivas podem fazer a diferença no dia a dia de trabalho.

Não se sinta culpado
Todos têm o direito de falar o que sentem sem sentir remorso depois. Segundo Lynn, se o profissional for educado e compassivo na hora de conversar com o colega, ele está fazendo a coisa certa e não deve se sentir mal depois.

Tente ser compreensivo
O profissional deve ser sensível para entender que as pessoas não são perfeitas. Lynn lembra que ninguém está imune a hábitos que podem irritar os outros.

Use o humor
A situação de irritação pode ser uma boa oportunidade para usar o humor e tentar diminuir a tensão.

Mantenha a positividade
"Tente ficar otimista, apesar de loucura. Dessa forma, é mais provável que o profissional consiga algum tipo de cooperação", ressalta Lynn.

Tire uma pausa
O profissional deve considerar uma pausa para mudar os ares e não se estressar com o colega em questão. "Ele deve voltar mais relaxado para continuar", diz Lynn.

Fonte: G1

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