Acidentes de trânsito, morte, aranhas e...falar em público. Esta é a ordem dos quatro piores medos dos jovens, segundo uma recente pesquisa conduzida com cerca de mil pessoas nos Estados Unidos. Para o britânico Malcolm Love, especialista em comunicação em público com passagem pela BBC, o pavor de se expressar diante de um grupo de pessoas é comum em diversas culturas - das mais tímidas às mais extrovertidas - graças a um temor universal: o do julgamento.
“Nós temos medo de que o grupo vá pensar algo ruim a nosso respeito”, explica o coach, que dá treinamento sobre o assunto para CEOs, políticos e até cientistas da Nasa. “O detalhe é que, ao contrário de um diálogo de um para um, é impossível controlar o que se passa quando há tanta gente envolvida”.
O desconforto pode ser ainda maior se o palestrante incorrer em alguns erros básicos. O principal, diz Love, é não criar uma conexão emocional com a plateia.O problema é que a chave para sair da “bolha” e estabelecer uma relação próxima com o público muitas vezes depende de uma variável de que poucas pessoas têm consciência: a sua linguagem corporal.
No entanto, afirma o consultor, qualquer um pode se tornar um bom comunicador se praticar algumas técnicas relativamente simples - ainda que obviamente exista uma espécie de dom natural para a performance que diferencia certos artistas, políticos e grandes oradores em geral. Clique aqui e veja alguns conselhos de Love para tornar a sua experiência de falar em público mais eficaz e menos aterrorizante (por Claudia Gasparini, de EXAME.COM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário